Disjuntor tem polaridade? Mito ou Verdade?
- KVPM Manutenção Elétrica
- 8 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Que o disjuntor é um dispositivo de proteção indispensável em qualquer instalação elétrica você já sabe..
Sua finalidade é proteger o sistema elétrico contra curto-circuito e sobrecargas.
Sua ligação é bem simples, basta conectar os cabos de alimentação em seus terminais de entrada e conectar outros cabos nos terminais de saída que geralmente vão alimentar uma carga.
Disjuntor Tem Polaridade?
Uma questão que gera muitas controvérsias é se os disjuntores têm polaridade, se podem ser ligados tanto nos terminais de baixo, como nos de cima.
Nas normas NBR NM 60898 (Norma que trata sobre o padrão para disjuntores residenciais) e NBR IEC 60947 (Norma que trata sobre o padrão para disjuntores industriais) não há nenhum dado constando que os disjuntores têm polaridade.
Devido a corrente alternada ter a característica de alternar entre ciclos positivos e negativos, tecnicamente não existe polaridade para disjuntor, mas é claro que quando a bobina dos disjuntor for de corrente contínua a história muda, mas neste artigos estamos falando mais precisamente de disjuntores termomagnéticos em corrente alternada.
Disjuntor pode ser alimentado por baixo?
Existe algo que chamamos de “boas práticas”, algo que não está exatamente especificado na norma, mas todos deveríamos ter o bom senso e seguir essas boas práticas para evitar ainda mais qualquer tipo de risco.
Se um disjuntor for alimentado por baixo, devido ao seu mecanismo interno ele vai ter tensão na maior parte do mecanismo quando o mesmo estiver desligado.

Comentários